A Fenadegas - Federação Nacional das Adegas Cooperativas, vai receber 685.975 euros da Comissão Europeia para promover fora da União Europeia os vinhos das adegas suas associadas, foi hoje anunciado em Bruxelas.
A verba de Bruxelas, concedida com co-financiamento de 50 por cento, será repartida por três anos, ascendendo a 1.371,951 o valor total do programa de promoção da Fenadegas.
Ao todo, candidataram-se a Bruxelas 25 programas, tendo sido aprovados 18 programas apresentados por 10 Estados Membros (Alemanha, Dinamarca, Eslovénia, França, Grécia, Itália, Chipre, Hungria, Polónia e Portugal) para promover os seus produtos em mercados dos EUA, Rússia e China, ascendendo a 19,6 milhões de euros o total das ajudas aos 18 projectos aceites. Os produtos visados são o vinho, as frutas, a carne, os produtos lácteos, DOP e IGP, azeite e produtos de agricultura biológica.
De entre os 18 projectos consta um apresentado pelo IVDP em parceria com o Consórcio do Presunto de Parma.
As verbas são concedidas no âmbito da ajuda ao desenvolvimento rural, vertente da política agrícola comum que a Comissão Europeia quer reforçar.
|