A empresa produtora de vinho Monte Seis Reis, situada no concelho alentejano de Estremoz, vai apostar nos mercados do Brasil e Angola para reforçar as exportações, que já atingem 60 por cento da sua produção.
O proprietário da empresa, Hélder Almeida, explicou hoje à agência Lusa que o vinho Monte Seis Reis é exportado, sobretudo, para o Brasil, mercado onde tem feito a sua principal aposta, mas também para o Luxemburgo, Angola e França.
Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Bélgica são outros dos mercados de destino dos vinhos da empresa.
O Monte Seis Reis iniciou, há alguns meses, uma nova fase de expansão com a compra da maioria do capital da empresa produtora de vinhos Herdade da Pestana, constituída em 2003 e também situada no concelho de Estremoz.
De acordo com Hélder Almeida, este ano o Monte Seis e a Herdade da Pestana já exportaram 50 mil garrafas de vinho para Angola.
As exportações do Monte Seis Reis para aquele país africano iniciaram-se no final de 2006.
O empresário salientou que o mercado angolano está «em grande desenvolvimento e com um futuro promissor para os vinhos portugueses».
Angola comprou este ano, até Outubro, mais de 1,8 milhões de litros de vinho do Alentejo e deve destronar os Estados Unidos do primeiro lugar do ranking dos países importadores dos tintos e brancos alentejanos.
Hélder Almeida manifestou ainda a opinião de que o Brasil é «um mercado em crescimento».
«Estudos feitos recentemente apontam para uma grande evolução e uma possibilidade dos vinhos portugueses terem um bom posicionamento naquele mercado», realçou.
O Brasil comprou este ano, até Outubro, mais de 1,5 milhões de litros de vinho do Alentejo, sendo actualmente o segundo mercado importador de vinhos desta região.
A empresa Monte Seis Reis tem uma adega com capacidade para vinificar 700 mil litros e a produção deste ano atinge cerca de 450 mil litros.
O Monte Seis Reis engloba uma moderna unidade de produção de vinho de qualidade, que começou a produzir em 2003, e um complexo inovador de enoturismo, que pretende associar o vinho à cultura.
A empresa já lançou no mercado, entre outros, os vinhos Boa Memória, Bolonhês, Syrah 2003 e 2004, Touriga Nacional 2003 e 2004, Tinta Caiada 2004, Reserva 2003 e Rosé 2005.
Além da adega, equipada com tecnologia avançada, os visitantes têm à disposição salas de degustação e de exposições e conferências, museu, sala de tertúlia para refeições em grupo e uma loja que comercializa os vinhos da empresa e outros produtos tradicionais alentejanos de qualidade.
Os vinhos Monte Seis Reis têm sido distinguidos com vários prémios a nível nacional e internacional. |