Existentes desde 2002, as 82 placas de identificação presentes por toda a Região Demarcada dos Vinhos Verdes vão agora contar com mais cerca de 270.
Estas placas que resultam de um investimento conjunto da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) na ordem dos 60.000€, pretendem identificar os locais a visitar. A colocação de cerca de 3 placas por aderente da Rota surge no âmbito no Projecto TourVin.
Esta colocação de novas placas é feita em articulação com a sinalização das placas da Rota do Vinho do Porto (inexistentes até ao momento), no âmbito do Projecto InterReg TourVin. Trata-se de uma parceria entre a CCDR-N, a CVRVV e o IVDP com as regiões de Rioja e Aquitanea.
A Região Demarcada dos Vinhos Verdes ocupa todo o Noroeste português. A norte, o rio Minho, a sul as serras de Montemuro, da Arada e da Freita, e a nascente a Peneda, o Gerês, a Cabreira, o Alvão e o Marão. A poente, o oceano Atlântico. As vinhas ocupam uma área de quase 35 mil hectares, o que corresponde a 15 por cento da área vitícola nacional. |