A maioria do capital da PrimeDrinks passou a ser detida por empresas portuguesas, com a Herdade do Esporão a possuir 50 por cento e a Aveleda 15 por cento, anunciou ontem a empresa distribuidora de vinhos e bebidas espirituosas.
Em comunicado, a PrimeDrinks explica que, após a saída das Caves Aliança, foi aprovada pelos accionistas a recomposição do seu capital social, que ficam dividido entre a Finagra-Herdade do Esporão, de José Roquette, a Aveleda, de António Guedes, e a William Grant & Sons, que detém os restantes 35 por cento.
A mudança, que incluiu a entrada da Aveleda, "motivou um reacerto das participações dos accionistas", com a Herdade do Esporão a reforçar de 30 para 50 por cento, enquanto a William Grant & Sons reduz de 50 para 35 por cento.
O director-geral da PrimeDrinks, Denis Coubronne, citado no comunicado, explica que a alteração do capital social da empresa envolve dois aspectos que faz questão de salientar, o reforço do peso das empresas portuguesas e a manutenção do perfil dos accionistas.
As empresas portuguesas "passam a ter uma participação maioritária" e mantém-se o perfil dos accionistas que há 10 anos iniciaram a PrimeDrinks, ou seja, "empresas de cariz familiar, detidas há várias gerações pelas respectivas famílias fundadoras", refere Denis Coubronne.
Esta situação representa "um acrescido factor de coesão, de confiança, de respeito por tradições e valores que são fundamentais na construção de marcas de excelência", acrescenta.
A PrimeDrinks passa a distribuir a totalidade dos produtos da Aveleda, embora já antes fosse responsável por algumas marcas, como o Casal Garcia e o Quinta da Aveleda, e deixa de representar os produtos das Caves Aliança, a partir do próximo ano.
A PrimeDrinks é uma empresa de referência na distribuição de vinhos e de bebidas espirituosas em Portugal, sendo líder de mercado nos segmentos dos vinhos de qualidade e dos whiskies.
A empresa distribui as marcas da Herdade do Esporão (vinhos do Alentejo) e Aveleda (principalmente vinhos verdes), com destaque, para os vinhos do Esporão, Vinha da Defesa e Monte Velho para a primeira, e Casal Garcia, Quinta da Aveleda e Aveleda, da segunda.
Comercializa também os vinhos Charamba (Douro) e Follies, para além da aguardente Adega Velha, e dos vinhos do Porto da Cálem.
No segmento dos whiskies, a PrimeDrinks lidera com as marcas Grant's, The Famous Grouse, Glenfiddich e Balvenie (whiskies Single Malt), estando também no mercado de cognac com a marca Rémy Martin.
Além destes segmentos, a Primedrinks encontra-se presente nos mercados dos Azeites e vinagres (Herdade do Esporão), Espumantes (Gancia) e Champagnes (Piper Heidsieck), Vinhos do Porto (Porto Cálem, Os Velhotes), White Spirits (Absolut, Hendrick's, Taboo) e Licores e Bitters (Bols, Pisang Ambon e Campari).
Em 2006, a empresa apresentou vendas de 141,35 milhões de euros, contra 112,63 milhões um ano antes, enquanto os resultados operacionais cresceram 31,7 por cento, para 3,57 milhões de euros. |