Foram publicados recentemente na Alemanha os resultados do grande Concurso Internacional de Vinhos “Mundus Vini 2007”, organizado pela 7ª vez pela casa editora alemã especializada em vinhos e bebidas alcoólicas “Meininger Verlag GmbH”.
Participaram no concurso 4.925 vinhos de 32 países. O júri, composto de 247 especialistas de 40 países, provou todos os vinhos conforme o regulamento da “Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV)”, o que faz deste evento a maior “prova cega” de vinhos mundial.
No total, 87 vinhos portugueses foram premiados com medalhas. Na edição de 2006 deste concurso, 81 vinhos portugueses receberam medalhas.
Foi reconhecida a qualidade dos vinhos portugueses nas seguintes categorias:
• Brancos: 1 Medalha de Ouro, 13 Medalhas de Prata • Tintos: 10 Medalhas de Ouro, 45 Medalhas de Prata • Vinhos do Porto: 3 Medalhas de Ouro, 13 Medalhas de Prata • Vinho da Madeira: 1 Medalha de Ouro, 1 Medalha de Prata
Entre os vinhos tranquilos premiados encontram-se 28 vinhos do Alentejo e 19 da Estremadura e 5 vinhos do Douro.
O êxito de vinhos portugueses neste concurso demonstra mais uma vez a qualidade e competitividade da oferta nacional e representa uma boa base para o aumento da exportação de vinhos portugueses para o mercado alemão e para a promoção de vinhos portugueses nos mercados externos. |