Os vinhos da Bairrada aumentaram a sua quota de penetração no mercado nacional em cerca de 10 por cento, segundo dados ontem revelados por João Casaleiro, presidente da associação Rota da Bairrada.
João Casaleiro, falava na sessão pública de apresentação da nova imagem da Rota da Bairrada, que decorreu no Museu do Vinho, em Anadia, atribuindo o mérito ao esforço de investimento feito pelos associados produtores, "apesar da crise".
Segundo João Casaleiro, os associados viticultores têm estado muito activos na renovação da Bairrada, o que explica o aumento de cerca de 10 por cento na quota do mercado nacional.
"No que respeita à imagem e comercialização dos vinhos, temos a indicação de que a Bairrada está a ganhar quota de mercado, o que se deve, sobretudo, aos tenazes produtores, que têm feito investimentos nas suas adegas".
O presidente da direcção da Rota da Bairrada confirmou que se irá manter a certificação na região, "embora agregados com outros parceiros" e defendeu que "a Bairrada é uma região com características próprias e diferenciadas, pelo que tem de ter uma imagem de maior prestígio".
Criada em Fevereiro deste ano, a associação Rota da Bairrada integra produtores de vinho, restauração e turismo, autarquias e entidades culturais.
João Casaleiro reconheceu que "é uma estrutura complexa, com um arranque lento, mas seguro e com passos sustentados".
Considerou que essa configuração da associação "é o modelo correcto para o desenvolvimento do sector vitivinícola e do turismo".
Jorge Sampaio, vereador da Câmara de Anadia e também membro da direcção, destacou a importância da imagem "moderna e dinâmica" hoje apresentada e concebida pela empresa de designer "Marques & Associados", que passa a fazer parte da identidade da instituição, com um logótipo em parte inspirado nos cachos das uvas.
"Até agora foi o período zero e este é o dia um da Associação. Temos já um conjunto de acções planeadas que vamos concretizar.
No dia 27, vamos ter uma acção, na área da formação e informação sobre a legislação, em parceria com a Região de Turismo Rota da Luz, a Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) e a Associação dos Hoteleiros do Distrito de Aveiro", anunciou.
Segundo esclareceu outro membro da direcção, Óscar Damaya, o encontro terá a presença já confirmada do presidente da ASAE e destina-se sobretudo aos empresários da restauração e bebidas.
Em preparação está também uma página na Internet para divulgar os sócios e os seus produtos, que deverá ficar ultimada até Dezembro e a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa, em parceria com a Rota da Luz e a Junta de Turismo da Cúria, bem como na Intur, em Valladolid.
Para o ano de 2008 anuncia-se já, a 16 de Fevereiro, a organização da Gala do Espumante, evento que a associação pretende venha a ter cariz nacional e periodicidade anual. |