O Instituto do Vinho Madeira promove a partir de terça-feira uma série de provas profissionais em Londres, Paris, Viena, Berlim e Innsbruck, com o objectivo de divulgar esta produção regional e revitalizar os mercados.
Uma nota hoje divulgada pelo IVBAM (Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira) refere que o périplo começa em Londres, seguindo-se Paris (24 Outubro), Berlim (05 Novembro), Viena (07 Novembro) e Innsbruck (08 Novembro).
As provas profissionais de vinho nas quatro capitais europeias terão lugar nas respectivas embaixadas de Portugal, sendo que na Innsbruck será num hotel da cidade, apoiado pelo consulado português, tendo por objectivo reforçar a notoriedade e presença do Vinho Madeira nestes mercados de exportação.
A mesma informação acrescenta que o programa visa divulgar e promover o Vinho Madeira junto de um público-alvo restrito, incluindo jornalistas, importadores, escanções, membros de clubes de vinhos, e terá uma vertente gastronómica.
Contará com a participação de vários representantes de diferentes exportadores, que apresentarão não só vinhos já disponíveis no mercado, mas outros que farão a «estreia».
As provas terão ainda a apresentação do enólogo madeirense Francisco Albuquerque, que foi eleito o «Fortified Winemaker of the Year» pelo segundo ano consecutivo.
A informação destaca a acção em Paris, durante a qual serão propostas várias combinações dos diferentes tipo de Vinho Madeira com canapés típicos da gastronomia francesa, seguindo-se um cocktail para 200 pessoas.
Realça igualmente a potencialidade de crescimento no mercado austríaco, onde a aposta é na revitalização.
Em termos de importância na exportação, no que diz respeito aos mercados abrangidos pelo programa, em primeiro lugar surge a França com cerca de 970 mil litros, a que corresponde mais de 2,6 milhões de euros, seguindo-se a Grã-Bretanha com 377 mil litros (2,1 milhões de euros), a Alemanha (286 mil litros/mais de 900 mil euros e a Áustria (23 mil litros/ 82 mil euros).
Estas acções estão incluídas no Plano Promocional de Vinho Madeira, um projecto cofinanciado em 65 por cento por fundos comunitários (Feder), no âmbito do POPRAM III, refere a mesma nota. |