Passados dez anos da vindima, o enólogo Luís Sottomayor recorda agora a promessa daquela amostra provada ao ar livre no final de um dia quente de Setembro.
Reserva Especial é um magnífico vinho tinto do Douro, um vinho de recorte clássico, complexo e rico, e que mais uma vez demonstra a coragem da Casa Ferreirinha em saber e ousar esperar.
O desafio ao tempo resultou num vinho discreto mas com muita classe, "um vinho com muita personalidade", descreve Sottomayor. Com uma história que remonta a 1960, este símbolo da Casa Ferreirinha é apresentado somente em anos estupendos, e hoje a Sogrape orgulha-se em anunciar a 13ª colheita.
Na década de 90 foi proíbida a utilização da designação "especial", mas num momento em que essa restrição desaparece e é, aliás, utilizada na regulamentação de vinhos de excepcional qualidade, a equipa de enologia da Casa Ferreirinha decide brindar à tradição com um vinho realmente singular. Um nome que conta histórias e recordações, mas que acima de tudo conta nobreza e delicadeza, de aromas, de estrutura, de vida...
A colheita de 1997 representa um passo decisivo na biografia deste vinho. Foi a partir desta data que a Casa Ferreirinha optou pela utilização de madeiras diferentes, com mais qualidade, inaugurando a sua maturação em madeira de carvalho francês.
Elaborado com uvas do Douro Superior, seleccionadas a diferentes altitudes, Reserva Especial é, como o próprio nome indica, especial! Ao momento adequado para o seu consumo, Luís Sottomayor responde: "Um grupo pequeno de amigos que, com calma e tranquilidade, queiram conhecer e descobrir um grande vinho". |