A comissão executiva das comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro reuniu-se pela última vez ontem, no Peso da Régua, para fazer o balanço final do evento. As cerca de 200 iniciativas, orçadas em mais de um milhão de euros, foram presenciadas por mais de 77 mil pessoas.
Uma grande parte das acções levadas a cabo foram propostas por agentes e associações locais, situação que, segundo a comissão executiva, mostra bem que as comemorações foram "obra de todos aqueles quantos se quiseram associar à iniciativa". Os membros da comissão mostraram-se satisfeitos com a "missão cumprida", já que foi possível realizar um conjunto de acções "a partir da região e com as forças de cá dentro".
As comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro decorreram entre 31 de Agosto e 14 de Dezembro de 2006 e foram abertas oficialmente no Peso da Régua, com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates.
O programa de comemorações incluiu eventos musicais, conferências, provas de vinhos e exposições, espalhadas pelos 21 concelhos durienses e ainda pelo Porto, Lisboa, Londres, Bruxelas e Rio de Janeiro, entre outras cidades.
Foi também lançado um selo evocativo para assinalar a efeméride e foi ainda editada mais de meia centena de publicações no âmbito das comemorações. |