Champagne continua a investir em Portugal
Agroportal | 11-09-2007

Formação, jantares de harmonização e provas vão estar na ordem do dia…sempre com sabor a Champagne! Depois do sucesso da campanha de promoção do Champagne em Portugal, que decorreu entre Janeiro e Maio, o Comité Interprofessionnel du Vin de Champagne (CIVC) volta a desafiar o nosso país para novas iniciativas.

Entre Setembro e Dezembro, o timbre da divulgação do Champagne junto dos portugueses passará por acções dirigidas a públicos específicos (jornalistas e alunos de escolas de hotelaria), através de acções de harmonização e de provas mais elaboradas para os alunos da área da restauração (futuros chefs, sommeliers, …).

A primeira iniciativa tem já data marcada para dia 28 de Setembro, no Algarve, com a realização de uma aula prática, marcada no restaurante Orangerie, no Vila Monte Resort, em Olhão, a partir das 20h30, sob orientação da formadora Teresa Gomes e do chef Ricardo Ferreira. Tudo para mostrar que o Champagne não é somente para as celebrações mas para ser saboreado em qualquer ocasião.

O Orangerie foi escolhido pela distinção da sua cozinha mediterrânica, conhecida por utilizar os produtos mais frescos do Algarve - incluindo peixe e marisco e produtos agrícolas das quintas ao redor e também da propriedade onde o resort fica. Os menus do restaurante são criados pelo Chef Executivo Ricardo Ferreira e pelo Chef Consultor Albano Lourenço (possuidor de uma estrela Michelin na Quinta das Lágrimas). Nesta acção, os convidados/alunos vão ter uma explicação teórica, acompanhada da degustação, de cada uma das combinações que fazem parte do menu.

Esta iniciativa marca uma nova etapa da campanha de promoção do Champagne em Portugal, desenvolvida pelo Comité Interprofessionnel du Vin de Champagne (CIVC), que vai primar pela forte aposta na formação.

Segue-se, em Outubro, uma acção similar mas desta vez na Quinta das Lágrimas, em Coimbra. O objectivo é criar combinações perfeitas entre o Champagne e a gastronomia.

A formação é fundamental e, ao longo deste período, vai ser realçada com diversos cursos e provas dirigidas aos futuros profissionais da área. De norte a sul do país, várias Escolas de Hotelaria vão "abrir" as portas ao mundo do Champagne. Com cursos definidos especificamente para o efeito, os estudantes de turismo e hotelaria vão poder aprofundar os seus conhecimentos quanto à origem do Champagne, suas características, história e diversidade, sendo desafiados a colocar os seus conhecimentos em prática, com a elaboração de pratos que combinem com Champagne

Esta nova campanha de promoção do Champagne em Portugal assenta nos mesmos pressupostos da anterior: salientar e diferenciar as características de uma bebida (muitas vezes "confundida" com espumante), detentora de características únicas e inigualáveis.

 
 
English