Vinho Verde aposta no aumento das exportações
Público | 18-07-2007

Os produtores de vinho verde estão satisfeitos com o apoio de dois milhões de euros da Comissão Europeia para a promoção nos estados-membros, contribuindo para o objectivo de aumentar 10 por cento as exportações em 2007.

O presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, salientou que a ajuda à promoção, que desde 2004 tem atingido uma verba de um milhão de euros anuais, "é muito bem vindo" e facilita as acções para dar a conhecer este produto português. O objectivo para este ano é obter um acréscimo de 10 por cento das exportações, ou seja, vender ao estrangeiro mais um milhão de litros de vinho verde que em 2006. 

O projecto apresentado em Bruxelas integra acções dirigidas a estados-membros, principalmente Alemanha, Grã-Bretanha, Norte da Europa e Bélgica, "um mercado novo de exportação de vinho verde", avançou. 

Entre as acções previstas no programa da Comissão de Viticultura estão provas de vinhos, presença em feiras internacionais, campanhas de publicidade e convites a jornalistas e importadores de vinho para visitar a região dos vinhos verdes. 

A promoção do vinho verde não se restringe à Europa e Manuel Pinheiro deu o exemplo da participação em dois eventos em Los Angeles e em Chicago, nos Estados Unidos. 

No ano passado, as exportações de vinho verde atingiram 10 milhões de litros, equivalentes a 23 milhões de euros, o que representa cerca de 15 por cento do total de vendas. As exportações subiram 12 por cento em volume e em valor, em 2006. 

Em Portugal, a região dos vinhos verdes é a segunda, em termos de exportações, depois do vinho do Porto, explicou o presidente da Comissão de Viticultura. No mercado interno, o primeiro lugar é ocupado pelos vinhos alentejanos, com 30 por cento, mas os vinhos verdes aparecem no segundo lugar, com 17 por cento, e o Douro em terceiro, com oito por cento. 

No ano passado, a região dos vinhos verdes produziu cerca de 90 milhões de litros e para 2007 é esperada uma quantidade inferior por causa das chuvas registadas nso últimos meses.
 
 
English