Portugal manteve-se o terceiro maior exportador de vinho para o Brasil, tendo as suas vendas aumentado 34,38% no primeiro trimestre deste ano, face a igual período de 2006, divulgou hoje fonte oficial.
As importações, num total de 8,90 milhões de dólares (6,4 milhões de euros), ascenderam a 2,10 milhões de litros de vinho, um aumento de 21,04% em volume, no período em análise, segundo informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.
Portugal manteve-se como o terceiro maior exportador de vinhos para o mercado brasileiro, com uma quota de mercado de 15,24%, atrás apenas do Chile (34,44%) e da Argentina (22,895).
As exportações portuguesas distanciaram-se das vendas de Itália, o quarto maior exportador para o Brasil, no período em análise, que registou uma quota de mercado de 11,59%.
O responsável pelo AICEP no Brasil, João Mota Pinto, sublinhou que as exportações portuguesas este ano estão a crescer mais em termos de valor do que em volume, o que significa o aumento da venda de vinhos mais caros, no mercado brasileiro.
Entre os principais fornecedores de vinho para o mercado brasileiro, no ano passado, estão ainda França, Uruguai, Espanha, Austrália, África do Sul, Estados Unidos, Nova Zelândia e Alemanha.
No ano passado, as importações brasileiras de vinho português aumentaram 30%, face a 2005, para 18 milhões de dólares, resultado da compra de 5,9 milhões de litros. |