Vinhos verdes premiados à distância de um copo, em Braga
Público | 16-07-2007

A Câmara de Braga e a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes promovem, a partir de hoje, e durante uma semana, no Posto Municipal de Turismo, uma exposição e prova de vinhos verdes, premiados em vários concursos.

Segundo João Paulo Mesquita, do Gabinete da Presidência, a iniciativa "promove um dos produtos mais relevantes da economia regional, o vinho verde, único no mundo". 

"O verde é uma mistura de aroma e agulha que o torna numa das mais deliciosas bebidas naturais, apresentando-se medianamente alcoólico e de óptimas propriedades digestivas", sublinha. A prova é apresentada hoje pelos presidentes da autarquia, Mesquita Machado, e da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro.

A tipicidade e a originalidade destes vinhos, diz a Comissão de Viticultura no documento de divulgação, "são o resultado, por um lado, das características do solo, clima e factores socioeconómicos e, por outro, das peculiaridades das castas regionais e das formas de cultivo das vinhas". Estas caracterizam-se pela grande expansão vegetativa, em formas diversas de condução, ocupando uma área de quase 35 mil hectares, 15 por cento da área vitícola nacional.

 
 
English