A presidência portuguesa da União Europeia será pretexto para uma campanha de publicidade de promoção do país na imprensa britânica e divulgação de vinhos e produtos alimentares na conhecida loja londrina Harrods.
A campanha de publicidade, a cargo da delegação em Londres da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), vai ser feita nos principais jornais britânicos entre Setembro e Outubro, anunciou a embaixada de Portugal no Reino Unido.
Em estudo está o alargamento desta campanha aos autocarros, táxis e estações de metropolitano londrinos, adiantou fonte da embaixada.
No mesmo período, entre 29 de Setembro e 27 de Outubro, o Harrods acolhe uma acção especial para divulgar vinhos e produtos alimentares portugueses na loja e também no restaurante.
Vários artigos de luxo produzidos em Portugal serão colocados em destaque no célebre armazém, como as porcelanas Vista Alegre, e em paralelo estarão expostas fotografias de Portugal, em colaboração com a National Geographic.
Estas acções integram-se num programa de eventos que a embaixada está a organizar para marcar a presidência portuguesa, aproveitando a exposição mediática que o país vai receber até Dezembro para promover a imagem de Portugal.
Da agenda fazem parte a divulgação da recente tradução para inglês de «Os Maias», de Eça de Queirós, obra que será dramatizada em Dezembro, uma exposição do pintor João Vaz de Carvalho e um ciclo de cinema no Instituto Francês em Londres.
A embaixada associa-se ainda ao festival Atlantic Waves, organizado anualmente pela Fundação Gulbenkian em Novembro para promover a cultura portuguesa no Reino Unido.
Num registo mais institucional, o embaixador Santana Carlos está convidado a apresentar as prioridades de Lisboa durante a presidência da UE em diversas instituições.
Além de discursos em diversos institutos de estudos internacionais, o diplomata vai intervir na Câmara dos Lordes e no Parlamento da Escócia, estando por definir datas para os parlamentos da Irlanda do Norte e do País de Gales. |