Sede da Rota dos Vinhos do Alentejo e 19 produtores da região abrirão as portas para receber os muitos visitantes esperados.
De acordo com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), promotora da iniciativa, o Alentejo associa-se às comemorações do Dia do Vinho com a população em geral a ter "uma excelente oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre a arte de fazer bom vinho".
Estabelecer relações com os produtores e degustar "algumas exclusividades bem guardadas nas caves das adegas" são ainda outros propósitos da iniciativa.
Segundo a CVRA, domingo, o mais difícil vai ser seleccionar a rota de uma viagem de "degustações sublimes", ao dia de portas abertas, ao qual aderiram 19 produtores da região.
Entre as empresas que se associaram ao evento contam-se as adegas cooperativas de Portalegre e Redondo e outros produtores sobretudo dos concelhos de Portalegre, Estremoz, Évora e Reguengos de Monsaraz, e do distrito de Beja.
A CVRA considera que "um bom prelúdio" poderá ser a visita à sede da Rota dos Vinhos do Alentejo, em Évora, ou, eventualmente, uma consulta ao sítio da Internet www.vinhosdoalentejo.pt.
Os vinhos alentejanos, segundo a CVRA, são vendidos para cerca de 80 países do mundo, sobretudo para o Brasil, Angola e Estados Unidos, os principais importadores de vinhos do Alentejo, e atingiram 11 por cento do volume comercializado, em 2006.
França, Alemanha, Suiça, Canadá, China, Bélgica, Luxemburgo e Holanda são outros mercados que compram os vinhos da região, que são também exportados para países como o Japão, Vietname e Tailândia.
Os produtores de vinho do Alentejo têm vindo também a conquistar espaço em Portugal, atingindo cerca de 45 por cento do mercado nacional de vinhos de qualidade, depois de terem atingido os 94 milhões de litros de produção, em 2006.
O Alentejo abrange oito sub-regiões vitivinícolas: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja. |