Melhores Verdes 2007
Agroportal | 01-06-2007

Varanda do Conde 2006 (Provam) e Adega Cooperativa de Ponte da Barca 2006 (Adega Cooperativa de Ponte da Barca, CRL) foram dois dos vinhos premiados com Verde Ouro.

Na entrega de prémios para os Melhores Verdes de 2007, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), atribuiu estes galardões nas categorias de Vinho Verde Branco e Tinto, respectivamente. A cerimónia decorreu ontem, dia 30 de Maio, no Restaurante Kool, na Casa da Música.

Os Prémio de Excelência (notação maior ou igual a 86 pontos). foram arrecadados pelos vinhos Quinta de Carapeços e Quinta de Carrapeços Alvarinho (Quinta de Carapeços – Soc. Vitivinícola, Lda), Vinhas Altas (Cavipor – Vinhos Portugal S.A.) e Quinta das Almas Avesso (Serafim Pereira Miranda), nas categorias Vinho Regional Minho Branco, Minho Alvarinho, Minho Branco e Avesso, respectivamente. Para além de premiar os Melhores Verdes, a CVRVV atribuiu a distinção de Verde Honra para os vinhos e aguardentes que, não estando nos primeiros classificados, se diferenciaram pela qualidade. Encosta do Xisto Vinhão (Vasco Faria S.A.), Quinta de Simaens (Soc. Vinhos Borges) e Casalinho – Arinto (Caves Casalinho S.A) foram algum desses vinhos.

Com o maior número de participantes na história do concurso (200), a CVRVV distinguiu, os Vinhos Verdes de maior qualidade, nas várias categorias. Aguardente de Vinho, Vinho Verde Espumante Branco, Alvarinho, Arinto, Avesso, Azal, Espadeiro, Loureiro, Padeiro, Trajadura, Vinhão, Rosado, Tinto Branco, Regional Minho Branco e Regional Minho Alvarinho foram as várias qualidades distinguidas no concurso.

Organizado anualmente pela CVRVV, esta iniciativa pretende promover os vinhos e aguardentes da região, premiando os seus produtores. Com mais de 25 anos de existência, o concurso “Melhores Verdes” pretende destacar os Verde Ouro, Prata e Bronze. Criado, inicialmente, para promover a qualidade dos Vinhos Verdes, nos últimos anos o concurso foi alargado ao Vinho Verde Espumante, Vinho Regional Minho e às Aguardentes da Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Numa das maiores participações de sempre, destaca-se a presença de 98 Vinhos Verdes monovarietais, uma aposta crescente dos produtores, nomeadamente os brancos Alvarinho, Arinto, Azal, Avesso, Loureiro, Trajadura, o rosado da casta Espadeiro e o tinto da casta Vinhão.

Entre produtores e apreciadores, este evento, que decorreu no Restaurante Kool, na Casa da Música, reuniu mais de 300 convidados. Os vinhos foram avaliados por um júri de 12 provadores, de forma anónima.

 
 
English