O edifício da Gran Cruz, contíguo à Praça Sandman e localizado no gaveto da Avenida Diogo Leite com a Rua Cândido dos Reis, vai dar lugar a um Centro Multimédia para promover uma “imagem moderna e inovadora” da empresa de Vinho do Porto.
O projecto está orçado em três milhões de euros e prevê a manutenção integral das fachadas do edifício, inclusive da azulejaria que será restaurada ou resposta se necessário.
De acordo com a nota descritiva do projecto, o interior do edifício “é inspirado na imagem comercial da própria empresa, a figura feminina”. As paredes serão demolidas e os espaços serão abertos e amplos. Nos três pisos do edifício com vistas privilegiadas sobre o Douro e a Ribeira do Porto, serão construído um pequeno auditório, uma área museológica e uma zona de degustação e venda. A Gran Cruz pretende, assim, dar a conhecer o Vinho do Porto, desde a sua produção no Douro até à sua comercialização internacional, aos milhares de turistas que se deslocam a Gaia para visitar as caves.
O projecto está ser desenvolvido pelos arquitectos Valentim Miranda e Miguel Miranda do gabinete ARQ 2525, em colaboração com os arquitectos franceses Juliette Faugere e Luc Arsene-Henry. Com forte implantação no mercado francês e belga, a Gran Cruz Porto – Sociedade Comercial de Vinhos comercializa anualmente mais de 24 milhões de garrafas de Vinho do Porto, mantendo-se em permanência na procura de novos mercados. |