Taylor`s investe 30 milhões de euros em novo hotel de charme
Diário de Notícias | 02-05-2007

The Yeatman Hotel terá 83 quartos e um spa com ligação aos vinhos.

O grupo Fladgate Partnership, detentor das companhias de vinho do Porto Taylor's, Fonseca, Croft e Delaforce, vai investir 30 milhões de euros na construção de um hotel de charme no espaço actualmente ocupado pelos seus armazéns no centro histórico de Vila Nova de Gaia. The Yeatman Hotel, como ele é, para já, conhecido no interior do grupo, será um cinco estrelas com 83 quartos e um spa, com uma grande ligação ao mundo dos vinhos, uma qualidade de serviço que pretende ser uma referência a nível mundial, promete Adrian Bridge, administrador da Fladgate.

Mas os planos do grupo não se ficam pela área hoteleira, em que já tem experiência acumulada no Douro com o sucesso obtido com o Vintage House - uma das unidades hoteleiras mais carismáticas da região, entretanto vendida ao empresário de turismo Mário Ferreira - incluindo antes um projecto também na área imobiliária.

"Os nossos armazéns vão desaparecer, para dar lugar a um empreendimento habitacional de 20 mil metros quadrados. O nosso objectivo é tirar as nossas linhas de engarrafamento da zona histórica de Vila Nova de Gaia, mantendo aqui apenas os centros de visitas de cada uma das empresas", explica Adrian Bridge.

Mas essa transferência terá de contar com a autorização prévia do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, já que implica a saída do entreposto de Vila Nova de Gaia quando, por lei, o engarrafamento de vinho só pode realizar-se no espaço físico ou do entreposto do Douro ou de Gaia. O administrador da empresa reconhece que precisa de autorização prévia do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, mas acredita que o projecto de renovação da zona histórica de Vila Nova de Gaia, em que se inserem os investimentos da Fladgate, terá sido previamente negociado e acordado com o instituto pelo executivo camarário liderado pelo social-democrata Luís Filipe Menezes.

Quanto ao local para instalar as linhas de engarrafamento, Adrian Bridge diz que o processo está em fase de estudo de localizações possíveis, sendo que demonstra preferência por se manter na cidade de Gaia em detrimento de Leixões, porto por onde saem 90% das exportações de vinho do Porto, ou da Maia.

Entretanto, está já em curso o processo dos vinhos em stock para o Douro, através da construção de dois novos armazéns em São João da Pesqueira, num espaço total de dez mil metros quadrados.

O investimento é de 1,2 milhões de euros, e a nova área de armazenamento deverá estar concluída em Junho.

Para início de 2008 está previsto o arranque da construção do hotel, cuja inauguração está calendarizada para Maio de 2009.

 
 
English