O Vinho Madeira marca, desde ontem, e pelo segundo ano consecutivo, presença na mais importante feira do sector vinícola e agroalimentar do Japão, a Foodex 2007.
De acordo com a informação ontem divulgada pelo Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira, a iniciativa prolonga-se até sexta-feira.
A Região dispõe no certame de um espaço com decoração alusiva à história, paisagens e tradições do Vinho Madeira e conta com a participação dos vinhos de todas as empresas exportadoras da Região. Os cinco principais exportadores madeirenses com destaque no mercado japonês têm um balcão individual para promoção e degustação das produções de cada uma das empresas.
O Instituto do Vinho, Bordados e Artesanato da Madeira está representado no evento pelo seu presidente, Paulo Rodrigues.
O Japão é o quinto mercado importador do Vinho Madeira, tendo a Região registado, em 2006, um volume de exportação para aquele país na ordem dos 206 mil litros, o que representa 6,21 do total, a que corresponde um rendimento bruto superior a um milhão de euros.
A preferência dos japoneses vai para o Vinho Madeira de três anos, com um volume de comercialização de 195.129 litros, seguindo-se o de 10 anos com vendas na ordem dos 9.372 litros.
Esta acção promocional no mercado japonês é co-financiada pelo projecto comunitário IFADP/INGA destinado a apoiar "acções de informação e promoção a favor de produtos agrícolas de países terceiros", e inclui também iniciativas de divulgação no Brasil, Estados Unidos da América e Canadá. |