As importações brasileiras de vinho português aumentaram 30% no ano passado, face a 2005, para 18 milhões de dólares (14 milhões de euros), divulgou hoje fonte oficial.
As importações ascenderam a 5,9 milhões de litros de vinho, no período em análise, segundo informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.
Portugal manteve-se como o terceiro maior exportador de vinhos para o mercado brasileiro, atrás apenas do Chile e da Argentina, e o país europeu que mais exportou vinhos para o Brasil.
No ano passado, a exportação portuguesa de vinho para o Brasil foi pouco superior à italiana, quase duas vezes maior do que a da França e cinco vezes superior à da Espanha.
O aumento das exportações para o mercado brasileiro foi resultado sobretudo do trabalho de promoção do vinho português, salientou o responsável pela delegação do ICEP no Brasil.
João Mota Pinto disse que o trabalho de promoção desenvolvido pelo ICEP é voltado nomeadamente para o público brasileiro formador de opinião.
"Estamos muito felizes que o ano de 2006 tenha sido uma vez mais um grande sucesso no que diz respeito à exportação dos vinhos portugueses para o Brasil, fruto do trabalho de promoção que tem vindo a ser desenvolvido pelo ICEP, importadores, associações sectoriais e produtores portugueses", disse Mota Pinto.
"Penso que estamos todos de parabéns e continuaremos em 2007 a desenvolver acções no mercado que nos permitam continuar a ter um crescimento sustentado das exportações de vinho português no Brasil", avançou o responsável.
Entre os principais fornecedores de vinho para o mercado brasileiro, no ano passado, estão ainda Austrália, África do Sul, Uruguai, Estados Unidos, Nova Zelândia e Alemanha. |