No dia 23 de Novembro realizou-se um Dia de Portugal em Ljubljana, capital eslovena, com diversas actividades e que culminou com uma Prova de Vinhos Portugueses, a primeira realizada no mercado.
A prova teve lugar num dos restaurantes de renome no centro da cidade, o Cavarna Evropa, e nela foram apresentados os vinhos portugueses já presentes no mercado Sandeman e Mateus Rose, através do importador local Pernod Ricard Slovenia, e ainda o portfolio de vinhos portugueses de dois importadores austríacos, Kuranda e Gawein Bruckner, que pretendem estender a sua actividade a este mercado.
Estiveram em prova mais de 40 vinhos das diversas regiões vitivinícolas do nosso país, que foram pela primeira vez apresentados a cerca de 150 convidados profissionais do sector entre escanções de hotéis e restaurantes, chefes de compras das principais cadeias alimentares, enotecas e jornalistas, e numerosos representantes diplomáticos estrangeiros acreditados em Ljubljana, que acorreram com agrado ao convite da Embaixadora de Portugal na Eslovénia, Maria do Carmo Allegro de Magalhães.
A Prova de Vinhos Portugueses foi organizada pela Delegação do ICEP em Viena, responsável pelo mercado e mereceu o total apoio da Embaixada de Portugal em Ljubljana, tendo a Senhora Embaixadora Allegro de Magalhães e outros funcionários da missão diplomática portuguesa acompanhado a tempo inteiro o programa do Dia de Portugal.
A opinião de grande parte dos visitantes surpreendeu pela positiva, pois muitos não conheciam de todo os vinhos do nosso país a não ser o famoso Mateus Rosé e o Vinho do Porto em geral. Apreciaram sobretudo os tintos do Alentejo e do Douro, que consideraram muito específicos e diferentes do que até agora conheciam.
Saliente-se que os vinhos de qualidade são consumidos na Eslovénia essencialmente por conhecedores da camada social mais elevada e na faixa etária dos 40 aos 60 anos, havendo contudo grande preferência pelos vinhos secos, brancos e tintos e sobretudo os locais, seguidos dos italianos. O vinho corrente importado vem da Macedónia. Os vinhos estrangeiros de qualidade entram no mercado via importadores e agentes e são por eles distribuídos à gastronomia, enotecas e cadeias alimentares/supermercados. A faixa de preços vai de SIT 230,00 (cerca de 1,00 Euro) para vinhos correntes, até cerca de SIT 8.000,00 (cerca de 33,50 Euros) para os vinhos de qualidade mais sofisticados. O Euro será introduzido no dia 1 de Janeiro de 2007. O consumo de vinho per capita foi de 38 litros/ano, em 2003 (últimos dados conseguidos, tendência ligeiramente decrescente).
É aplicada a legislação vigente na UE, acrescida de algumas exigências locais como seja a inscrição em esloveno das indicações textuais das etiquetas. Os interessados na abordagem deste mercado que pretendam mais informações poderão contactar a Delegação do ICEP em Viena, Áustria. |