Prato com Vinho da Madeira mima estômago dos astronautas
Agroportal | 04-12-2006

O vinho da Madeira já chegou à Estação Espacial Internacional pela mão de um cozinheiro francês de renome encarregado de elaborar pratos que não só resistam às condições adversas do espaço como façam crescer água na boca aos astronautas.

A confecção dos três pratos - perdizes com vinho da Madeira, cenourinhas com laranja e coentros e pasteis de sêmola com alperces secos - esteve a cargo de um grupo de chefes cozinheiros orientados por Alain Ducasse, o único cozinheiro do Mundo com 14 estrelas no Guia Michelin.

A comida foi transportada para a estação espacial numa nave russa em Outubro passado e provada por um astronauta a semana passada, no âmbito de uma experiência para melhorar a alimentação destes profissionais.

Habituado a uma dieta diária composta por frango re-hidratado durante os sete meses que esteve na missão da Estação Espacial Internacional, o astronauta alemão Thomas Reiter classificou o novo menu como "absolutamente delicioso".

Para confeccionar os pratos o chefe francês teve de obedecer a uma série de restrições, nomeadamente a capacidade de a comida poder ser enlatada e aquecida, que não tivesse nenhuma bactéria e que levasse a mínima quantidade de humidade, para impedir as bolhas de líquido.

Apesar do sucesso da operação, o novo menu só será servido em ocasiões especiais como seja a celebração do fim de uma missão.

A Agência Espacial Europeia também pediu a Alain Ducasse que criasse pratos feitos com oito vegetais que no futuro possam crescer em estufas no planeta Marte: alface, cebola, tomate, batata, rebentos de soja, trigo, beterraba e spirulina (uma alga).

Também lhe pediu menus para futuras viagens a Marte, compostos por 40 por cento dos ingredientes que possam vir a ser produzidos em Marte. Em resposta, Ducasse propôs folhados de tomate e batata, pão "marciano" co m geleia de tomate verde e "gnocchi" de spirulina.

Com estas experiências, a Agência europeia quer pôr fim ao desequilíbrio nutricional dos astronautas e motivá-los através de uma alimentação mais apetitosa.
 
 
English