Exposição no Palácio da Bolsa a partir de hoje
A história do vinho do Porto em fotografia
O Primeiro de Janeiro | 05-12-2006

A reserva histórica do Douro e o vinho do Porto vão estar, a partir de hoje, nas paredes do Palácio da Bolsa. A história vai estar exposta em fotografia, cronologicamente, entre as décadas de vinte e quarenta do século XIX. A exposição pretende ser também uma homenagem aos 250 anos da Região Demarcada do Douro.

“Douro Reserva Histórica e o Vinho do Porto” é o nome da exposição que vai estar patente, a partir de hoje, no Palácio da Bolsa, no Porto. Trata-se de um espólio de 150 fotografias que retrata e relembra “os aspectos mais importantes da produção, transporte, armazenamento e exportação do vinho do Porto”, entre 1920 e 1940, no século XIX. De salientar que a exposição surge no âmbito das comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro.

Quer o espólio, quer a organização da exposição pertence a Mário Ferreira e Joe Berardo, da «Foto Beleza», que arranjaram o espaço, de modo a “compor um itinerário lógico e coerente”.
Segundo a organização, a exposição vai estar organizada numa sequência de dez painéis que ilustram as quintas e vinhedos do Douro.

Um itinerário da mostra

“As vindimas, a condução das uvas para os lagares, a pisa das uvas, o transporte das pipas do vinho do Porto, armazéns, tanoarias e produção de rolhas, prova, envasilhamento, rotulagem e encaixamento do vinho, a exportação do vinho, o rio Douro entre o Porto e Vila Nova de Gaia e as cheias do rio Douro no século XX” são, então, a cronologia promovida pela «Foto Beleza».

A inauguração da exposição acontece, hoje, pelas 18h30, e a organização quer promover uma réplica deste evento noutras cidades. Lisboa, outras cidades do País, e Rio de Janeiro são destinos prováveis para acolher e alargar o conhecimento da exposição.

 
 
English