O prémio "O Grande Vinho do Dão", instituído pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão, correspondente à colheita de 2005, foi entregue, ontem, a um vinho (Touriga Nacional) produzido em Vila Nova de Tazem pela Quintas Aliança Dão - Sociedade Agrícola, SA.
No concurso estiveram em prova um total de 163 amostras pertencentes a 60 produtores, nas categorias de vinhos brancos, tintos e rosados. Vinte foram premiados com a medalha de ouro e vinte e quatro com a de prata.
O vinho da Quintas Aliança Dão é exportado para todo o mundo. "Temos preços competitivos e uma qualidade superior", diz Jorge Campos, da empresa que conquistou ontem o maior prémio de todos.
A cerimónia de entrega das distinções decorreu no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, e insere-se no programa "Dão Vinhos & Sabores 2006", que decorre até amanhã no mesmo espaço onde, também ontem, a Confraria dos Enófilos do Dão entronizou novos confrades, entre eles, Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, que se junta assim aos confrades Jorge Sampaio, Durão Barroso, Dias Loureiro e Barbosa de Melo. A Confraria dos Enófilos do Dão foi fundada a 15 de Setembro de 1984. |