A bebida espirituosa do Douro também ganha terreno no mercado espanhol. A exportação de Vinho do Porto para França, através da cadeia de supermercados Carrefour, totalizou 8,3 milhões de euros no ano passado, mais 96 por cento do que em 2004.
A revelação foi feita ao Correio da Manhã por Maria Sousa Silva, directora da Carrefour em Portugal.
A retalhista francesa também colocou Vinho do Porto no mercado espanhol, que representou um volume de negócios de 800 mil euros no ano passado.
Em Espanha, a Carrefour, directa ou indirectamente, colocou ainda o nosso bolo-rei, que, no último Natal, representou um volume de negócios da ordem de 1,5 milhões de euros.
O bolo-rei português é quase igual ao espanhol, mas estreou-se no país vizinho de tal modo, que deve movimentar mais de dois milhões de euros no próximo Natal.
Através do apoio logístico e da central de compras da insígnia francesa, os nossos pastéis de nata estão quase à conquista do mercado espanhol.
Maria Sousa Silva acrescentou que as equipas produtora e comercializadora dos pastéis de nata com destino ao mercado espanhol estão apenas a acertar agulhas no que diz respeito à embalagem.
Cavaco nos 250 anos do Douro
O Presidente da República está hoje no Douro para as comemorações dos 250 anos da região. Cavaco Silva assiste à Missa Solene de Acção de Graças, celebrada na Sé de Lamego, e, ao final da tarde, participa na sessão comemorativa dos 250 anos da Região Demarcada do Douro, na Casa do Douro, em Peso de Régua. Cavaco aproveita ainda a ocasião para condecorar, a título póstumo, o historiador Armando de Almeida Fernandes. |