Apcor e SPEA na British Birdwatching Fair 2006
Diário Económico | 16-08-2006

Portugueses participam na maior feira de actividades de lazer associadas à observação de aves a nível mundial que decorre entre 18 a 20 de Agosto em Oakham, no Reino Unido.

A Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor), a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a Royal Society for the Protection of Birds (RSPB) e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vão estar presentes na British Birdwat ching Fair 2006, a decorrer de 18 a 20 de Agosto, na Reserva Natural de Egleton, em Rutland Water, Oakham, no Reino Unido.
 
Neste certame, que é considerado a maior feira de actividades de lazer associadas à observação de aves a nível mundial, a participação da SPEA, e através dela, da Apcor, visa a promoção do Turismo Ornitológico no meio rural em Portugal e a importância dos montados de sobro para a conservação das aves.
 
A feira espelha toda a actividade de ‘birdwatching’ (observação das aves) funcionando, em simultâneo, como apoio à conservação de espécies de aves. Algumas centenas de ‘stands’ trazem mais vida à Reserva Natural de Egleton e oferecem aos mais de 18 mil visitantes uma mão cheia de actividades e utilidades para os mais apaixonados pelas aves.
 
A SPEA e a CAP vão levar para a feira uma apresentação das áreas do território continental com maior interesse para a actividade de observação de aves, caracterizando, em cada uma delas, os ‘habitats’ mais importantes e as espécies mais frequentes. É, assim, objectivo divulgar a existência de propriedades agrícolas capazes de desenvolver actividades de Turismo Ornitológico, muito em especial as herdades cuja plantação de sobreiros é uma dominante.
 
Os montados de sobro são um dos ‘habitats’ mais ricos em biodiversidade existentes na Europa. Em Portugal, estas florestas albergam mais de 150 espécies de aves, algumas delas apenas típicas das regiões da bacia do Mediterrâneo. Assumem, também, uma riqueza inigualável no que respeita à flora, com 700 espécies de plantas vasculares, incluindo vários endemismos ibéricos e, ainda, 37 espécies de mamíferos e 24 espécies de répteis e anfíbios.
 
A acrescentar, ainda, que o montado de sobro é, também, importante do ponto de vista ambiental, porque é um sistema de produção sustentável (como por exemplo, protege o solo da erosão, conserva a humidade do solo, ajuda a combater as alterações climáticas); e serve de sustentáculo às comunidades locais, preservando as tradições e competências.
 
Mas a conservação destes montados só é possível devido à economia das explorações agro-florestais que lhe estão associadas e muito em particular à extracção da cortiça, cuja matéria-prima serve de suporte à produção de rolhas – principal produto fabricado.
 
Esta indústria tem um impacto significativo na economia do país – contribuindo com cerca de 2,24 por cento do valor das exportações portuguesas e mais de 33 por cento do conjunto das exportações portuguesas de produtos florestais, e garante, na indústria, cerca de 12.500 postos de trabalho directos.
 
Por este motivo, a SPEA, a Apcor e a RSPB estão a colaborar numa campanha de promoção e divulgação no Reino Unido (o maior consumidor mundial de vinho), que visa demonstrar a importância do consumo dos produtos de cortiça para a conservação das aves, e de todo o ecossistema, no sul da Europa.
 
 
English