A ViniPortugal criou uma agência de Investigação & Desenvolvimento dirigida ao sector do vinho. Com a criação do organismo pretende-se promover a criação de projectos de investigação estruturantes, que englobem um grande número de parceiros institucionais.
Portugal vai contar, já em 2006, com uma agência de Investigação & Desenvolvimento (I&D) especialmente direccionada para o sector do vinho. A ideia parte da ViniPortugal e foi, recentemente, apresentada em Santarém, durante o Fórum Anual do Sector do Vinho, promovido por esta associação inter-profissional.
A ideia da criação da agência de I&D da ViniPortugal surge na sequência das conclusões do estudo «Porter», que recomendou a criação de um organismo destinado a promover a inovação, orientar os esforços de I&D em áreas consideradas críticas para a competitividade do sector do vinho e criar canais de comunicação e transferência de tecnologia dentro do mesmo.
De acordo com aquilo que o JANEIRO conseguiu apurar, durante o ano de 2006, a Agência de I&D da ViniPortugal vai procurar estabelecer parcerias com instituições financiadoras de I&D e promover a criação de projectos de investigação estruturantes, que englobem um grande número de parceiros institucionais e que, idealmente, possam ser apoiados por fundos estatais ou comunitários. O mesmo organismo pretende ainda estabelecer contactos com instituições de ensino e de formação no sentido de lhes comunicar as prioridades de formação do sector e estimular a criação de pós-graduações em áreas críticas de investigação para o sector através da criação de incentivos monetários ou do estabelecimento de parcerias com as instituições financiadoras de bolsas de estudo.
Estrangeiro
O programa promocional do vinho português para 2006 foi outro dos temas do Fórum e tem por base uma estratégia de apoio às exportações de vinhos tranquilos portugueses, assim como um incremento da sua imagem nos mercados-alvo externos e interno.
Neste quadro, a ViniPortugal tem orçamentado, para 2006, um programa específico de actividades promocionais a realizar nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Países Nórdicos e em Portugal no valor de 4,55 milhões de euros. Entre as actividades previstas estão campanhas de publicidade e de relações públicas, visitas de jornalistas, publicação de livros e brochuras, provas temáticas, entre outras, passando a aposta em Portugal pela promoção da venda de vinho a copo nos restaurantes, bem como pela multiplicação das provas de vinhos nos centros comerciais e na Sala Ogival da sede da ViniPortugal, na Praça do Comércio, em Lisboa. A estratégia para os mercados externos baseia-se no Estudo estratégico «Porter», encomendado à empresa de consultoria dirigida pelo Prof. Michael Porter, da Harvard University.
Dados
O que é a ViniPortugal?
A ViniPortugal foi criada em 1997 e é uma associação inter- profissional que tem como objectivo a promoção do vinho, no País e no estrangeiro, particularmente nos mercados externos para os quais Portugal já exporta, ou nos quais os seus vinhos têm grande tradição. A ViniPortugal agrupa associações, federações de associações e organizações de profissionais ligadas à produção e ao comércio, com reconhecida representatividade no sector vitivinícola. Integram a Associação os comerciantes, os produtores e viticultores, as cooperativas, as regiões demarcadas, os destiladores, o Estado e, em representação dos agricultores. |