Pintura: Gabriel e Gilberto Colaço vencem concurso para ilustrar vinhos Esporão
Diário Digital / Lusa | 04-01-2006

Os irmãos Gabriel e Gilberto Colaço foram os vencedores de um concurso de pintura promovido pela Herdade do Esporão e cuja obra irá ilustrar mais de 600 mil garrafas de

Uma fonte da empresa Finagra, proprietária da Herdade do Esporão, disse à Agência Lusa que, pela primeira vez, foi aberto em 2005 um concurso a novos talentos para a criação de uma imagem para toda a sua colheita.
Desde 1985 que passaram pelos rótulos da marca obras criadas nomeadamente por Júlio Pomar, Graça Morais, Julião Sarmento, Bual, Júlio Resende e Pinto Coelho, entre outros grandes mestres portugueses da pintura.
Intitulado «Alentejo Alma Viva do Vinho», o concurso foi aberto a todos os jovens portugueses até aos 30 anos e recebeu 296 candidaturas no total.
O júri era composto pelo pintor Júlio Resende (presidente), Bernardo Pinto de Almeida (Faculdade de Belas Artes do Porto), Armando Alves (Fundação Júlio Resende), José Marquitos (Diário de Notícias) e Alice Chalita Quina (Herdade do Esporão).
No concurso foram ao todo seleccionados dez trabalhos e atribuídas duas menções honrosas. Ricardo Domingues de Campos obteve o segundo lugar e Ricardo Nicolau de Almeida o terceiro.
Os primeiros três premiados receberão mil euros, os restantes seleccionados 500 euros e às menções honrosas serão atribuídos 250 euros.
Todos os trabalhos premiados vão estar em exposição na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, durante o primeiro trimestre deste ano.
 
 
English