Teve lugar nos passados dias 9, 10 e 11 de Janeiro na Feira Internacional de Amsterdão (RAI), a feira Wine Professional. Este evento, dedicado exclusivamente à melhor restauração e retalho especializado, decorreu integrado na Horecava, a maior feira do sector alimentar na Holanda (60.000 visitantes).
A 4ª edição da Wine Professional teve a participação de cerca de 110 expositores (maioritariamente holandeses) e foi visitada por cerca de 8.500 profissionais.
Com a coordenação da Delegação do ICEP na Holanda, Portugal fez-se representar na Wine Profissional através de um stand do ‘Vinho do Porto & Douro’ onde estiveram em exposição cerca de 50 vinhos Douro D.O.C. e 100 Porto D.O.C. (categorias especiais) provenientes dos respectivos importadores locais.
O visitante, após seleccionar os vinhos que pretendia provar, era encaminhado para um local de provas onde lhe eram prestadas todas as informações pretendidas. No 1º dia realizaram-se no stand provas específicas de Vintage anos 90, no 2º dia de Vintage 2002 e no 3º de Vintage 2003.
Paralelamente tiveram lugar no ‘Teatro Gastronómico’ ou no ‘Teatro dos Vinhos’ os seguintes eventos envolvendo vinhos nacionais:
Final Grahams’s Trophy Prova vinhos Herdade do Esporão Masterclass Niepoort/enchidos da Península Ibérica Prova Herdade do Mouchão
De salientar a crescente importância da Wine Professional para o mercado de Vinhos e Delicatessen na Holanda, destacando-se cada vez mais como um evento extremamente exclusivo, tanto no que diz respeito ao tipo de visitante como de expositor. O aumento de importância do evento poderá igualmente ser ‘confirmado’ pelo crescente número de entidades portuguesas (Symington, Herdade do Esporão, Niepoort, Quinta do Portal, DFJ Vinhos, Tradifoods, entre outros) que se deslocam ao mesmo para apoiar os seus representantes.
A Wine Professional constituiu mais uma excelente oportunidade de promoção dos vinhos portugueses que, para gáudio de todos os intervenientes, parecem finalmente conseguir atrair a atenção dos agentes económicos e do consumidor mais esclarecido, em grande parte devido ao seu inequívoco aumento de qualidade. |