Vinho do Porto inverte tendência de quebra
Exportações crescem 1,3% para 341,9 milhões de euros em 2005
Jornal de Negócios | 19-01-2006

O vinho do Porto viu crescer as exportações em quantidade e em valor em 2005, invertendo assim a tendência de quebra dos últimos anos. As categorias especiais tiveram um bom desempenho, ou não fosse 2005 declarado "Ano Vintage", o que fez subir o preço médio das vendas ao exterior.

Entre Janeiro e Dezembro últimos as exportações de Vinho do Porto aumentaram 1,3% em valor face a 2004, atingindo os 339,4 milhões de euros. Considerados os cinco principais mercados, apenas se verificou uma diminuição em França e no Reino Unido, o primeiro e o terceiro mercados mais importantes. Na Holanda, Bélgica e Estados Unidos o valor das encomendas aumentou face ao ano anterior.
 
Em termos de preço médio, o Vinho do Porto teve uma subida de 0,2% face ao ano anterior ao situar-se nos 4,26 euros/litro. Nas categorias especiais, esse acréscimo foi de 0,5°/ para 7,98 euros/litro.
 
Quanto à quantidade de Vinho do Porto exportado, o total anual registou um acréscimo de 1,2% em termos homólogos, superando 8,9 milhões de caixas (de nove litros). Nas categorias especiais, é de destacar o mercado dos Estados Unidos, onde o "vintage" (um Porto Vintage é um vinho de propriedades excepcionais, feito apenas em anos de extraordinária qualidade) teve um aumento de 155,6% face a 2004, ao atingir 30.958 caixas. No principal mercado, que é o Reino Unido, esse acréscimo foi de 44,9°/ , para 22.771 caixas. O total de vintage atingiu as 97.677 caixas, o que significou um crescimento de 46% face ao ano anterior.
 
O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) ainda não tem os números definitivos relativos ao mercado nacional, mas atendendo aos indicadores apurados ao longo do ano é esperada uma quebra em resultado da desfavorável conjuntura económica.
 
O sector está a preparar as comemorações dos 250 anos do Douro enquanto primeira região demarcada do mundo, que decorrerão ao longo deste ano. Estão previstas conferências, visitas e provas de vinhos. A iniciativa, que se chama "Os 250 anos da Região Dernarcada do Douro", terá o seu ponto alto a 10 de Setembro - foi nesse dia do ano de 1756, que foi criada a "Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro".
 
 
English