O Festival Nacional de Vinhos, na sua 5ª edição, vai afirmar-se na Região e no País. Este ano, o evento vai ocorrer no CNEMA, em Santarém, em paralelo com a 43ª Feira Nacional da Agricultura e 53ª Feira do Ribatejo (10 a 18 de Junho de 2006). No entanto, esta continuará a ser uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal do Cartaxo, conjuntamente com o Governo Civil de Santarém, Nersant, Região de Turismo do Ribatejo (Rota do Vinho), Comunidades Urbanas, CNEMA, CVR Ribatejo, ViniPortugal e outras entidades.
Para Paulo Caldas, Presidente da Autarquia Cartaxense, a comemoração da Festa do Vinho do Cartaxo deve ser um acontecimento com significado especial, uma vez que este é um evento que se conseguiu afirmar nos últimos 18 anos. Por outro lado, o autarca acredita também que o Concelho tem ainda muito a dar nesta Mostra Gastronómica, Vínica e das Tradições importantes das oito freguesias do Município.
A passagem do Festival Nacional do Vinho para o CNEMA, onde os vinhos da região terão a oportunidade de atingir um mercado de cerca de 300 mil consumidores/visitantes, marca um crescimento de dimensão do evento criado pelo Município do Cartaxo há cinco anos atrás, uma vez que, em simultâneo, vai decorrer a Feira Nacional da Agricultura. Para Paulo Caldas esta projecção é também um sinal de que o Festival Nacional, entre outros eventos, foram a aposta certa do Cartaxo na valorização do mesmo como Capital do Vinho e um sinal claro das potencialidades dessa marca.
A passagem deste Festival para o CNEMA e o crescimento da dimensão do evento traduzem um esforço financeiro significativamente menor para o Município e representam uma parceria importante, onde o Cartaxo ganha o Ribatejo e, por sua vez, o Ribatejo afirma-se a nível nacional.
Entretanto, vai decorrer de 27 de Abril a 1 de Maio de 2006 a Festa do Vinho do Cartaxo, no Pavilhão Municipal de Exposições. Na sua 18ª Edição, a Câmara Municipal pretende criar um significativo certame de exposição de vinhos do Cartaxo e do Ribatejo, concertado com seminários da especialidade, concursos de fotografia e de vinhos do Concelho e do Ribatejo, provas conduzidas de vinhos, entre outros eventos culturais e relacionados com o sector. Pretende-se um evento singular e marcante para festejar a 18ª edição deste importante acontecimento do Concelho do Cartaxo, que tem contribuído, fundamentalmente, para a promoção e divulgação, não só da identidade do Concelho, como igualmente do produto que mais o caracteriza: o vinho. |