Os Vinhos do Porto e do Douro estarão mais uma vez em destaque no Brasil. O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) promove duas grandes provas no Rio de Janeiro e em Curitiba, para formadores de opinião, importadores, trade, jornalistas e profissionais do setor. Mais de 30 empresas e cerca de 40 marcas estarão representadas.
Alpalina, Casa Ferreirinha, Cockburn’s, Croft, Dow’s, Dalva, Duorum, Fonseca, Graham’s, Lavradores de Feitoria, Messias, Poeira, Poças Júnior, Quinta da Casa Amarela, Quinta do Crasto, Quinta Dona Leonor, Quinta das Lamelas, Quinta de São José, Quinta do Monte Xisto, Quinta dos Murças, Quinta Nova, Quinta do Noval, Quinta do Pessegueiro, Quinta do Portal, Quinta de la Rosa, Quinta de Santa Eufémia, Quinta da Touriga-Chã, Quinta de Valbom, Quinta da Veiga, Quinta do Vallado, Ramos Pinto, Real Companhia Velha, Romaneira, Sandeman, Taylor’s, Vale da Veiga, Vicente Faria Vinhos, Wine & Soul estarão presentes nestas ações promocionais.
No Rio de Janeiro, a prova decorrerá hoje dia 31 de março, no hotel Windsor Florida (Flamengo). Das 15h às 20h, os produtores apresentarão aos participantes as mais recentes novidades e rótulos icónicos no mercado brasileiro. Serão ainda realizadas duas provas comentadas – “À Descoberta do Vinho do Porto” e “Uma Viagem pelo Douro” –, dirigidas a jornalistas e profissionais convidados. O orador será o crítico de vinhos brasileiro Alexandre Lalas, das revistas “Gula” e “WINE – A Essência do Vinho”.
Em Curitiba, as provas seguirão igual formato. Essa ação decorrerá no dia 4 de abril, no hotel Pestana Curitiba, também das 15h às 20h.
Estas ações estão já com uma afluência de profissionais considerável: cerca de 500 inscritos no Rio de Janeiro e 800 em Curitiba.
Em 2015, os vinhos portugueses faturaram 900 milhões de euros em exportações, sendo que, desse valor, 500 milhões de euros representam os vinhos da Região Demarcada do Douro.
O Brasil continua a ser um dos mercados mais estratégicos para os Vinhos do Douro e do Porto, ocupando o 11º lugar do ranking mundial. Os resultados dos últimos 3 anos refletem essa importância: 6.2 milhões de litros exportados, com o número de vendas a totalizar 24.6 milhões de euros, aproximadamente. Só no último ano foram vendidos mais de 2 milhões de litros de vinho da Região Demarcada do Douro, o que equivale a cerca de 8.4 milhões de euros, valores esses extremamente positivos tendo em conta a atual conjuntura económica do país.
Neste mercado, entre 2013 e 2015, as Categorias Especiais de Vinho do Porto registaram também um aumento do volume de negócios de 4 por cento, o que representa vendas na ordem dos 125 mil litros de vinho, equivalente a cerca de 1.8 milhões de euros.
Os vinhos DOC Douro acompanharam a tendência geral, com o mercado brasileiro a reagir positivamente: 3.7 milhões de litros vendidos, com um aumento de 27 por cento da procura, o que se traduz em 13.2 milhões de euros em vendas nos últimos 3 anos.
No calendário de ações promocionais organizadas pelo IVDP neste mercado seguir-se-á São Paulo, no mês de julho. |