Primeira região demarcada do mundo comemora 250 anos
vinhos Net | 26-01-2006

A primeira região demarcada do mundo, a do Douro, comemora este ano o seu 250º aniversário com provas de vinhos, congressos, exposições, edições de livros e CD, entre outros eventos.

 A Região Demarcada do Douro (RDD) foi criada 10 de setembro em 1756 pelo Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo no reinado de D. José I, quando foi denominada “Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro”

Festival Vinus Durii
 
A Região Demarcada do Douro será palco de várias atividades durante ao ano, entre elas está prevista a realização do festival “Vinus Durii”, organizado pelo IVDP ( Instituto dos Vinhos do Douro e Porto), estando já previstas seis conferências sobre viticultura, enologia, marketing, comercialização, enoturismo e desenvolvimento regional.

Estão ainda programadas visitas e provas dirigidas aos jornalistas estrangeiros para apresentação dos vinhos de 2005.

Outro momento grande acontecerá entre agosto e outubro, com associação à festa das vindimas e, por fim, as comemorações encerram no dia 14 de Dezembro, data da consagração do Alto Douro Vinhateiro como patrimônio da mundial.

Vídeo-conferência internacional

Especialmente para 10 de setembro, o IVDP está preparando uma vídeo-conferência internacional, simultânea com as cidades dos principais mercados do Vinho do Porto, como Madrid, Paris, Londres, Nova Iorque, Montreal e Rio de Janeiro.
Dentro das comemorações o Instituto vai ainda editar um livro de fotografias dos marcos pombalinos .
Para demarcar o espaço físico da mais antiga região demarcada do mundo, foram implantados um total de 335 marcos de granito ao longo do vale do rio Douro e seus afluentes, de Barqueiros até Barca D’ Alva.

A região

A região possui um total de 250 mil hectares, dos quais 43 mil estão ocupados por vinhedos, e apenas 31 mil ha são de denominação de Origem Porto.
Dos 39 mil viticultores que existem na região, apenas 25 mil beneficiam da produção de Vinho do Porto, que este ano rondou as 125 mil pipas, equivalentes a cerca de 125 milhões de euros.
Os vinhos do Douro e Porto representam 70% das exportações de vinho em Portugal e contribuem para a balança comercial com 400 milhões de euros.
 
 
English