Secretário Humberto Vasconcelos quer 'aumentar a quantidade vendida'
“Aumentar a quantidade vendida de Vinho Madeira e de produtos derivados e acrescentar valor ao produto”, fazer um “esforço de promoção” nos mercados estrangeiros e “incentivar os produtores a reconverter” castas com excesso de uvas são as linhas mestras do Plano Estratégico do Vinho Madeira, apresentado esta manhã pelo secretário regional da Agricultura e Pescas.
À margem da sessão de apresentação do documento aos responsáveis pelas principais casas de comercialização de Vinho Madeira, Humberto Vasconcelos explicou que em 2015 “o Governo fez um esforço muito grande ao adquirir meio milhão de euros de uvas” da casta Tinta Negra, mas que “claramente não tem capacidade financeira para estar todos os anos a intervir no mercado na aquisição” dos excessos de produção. Nesse sentido, o executivo pretende incentivar agora a reconversão das vinhas para castas brancas.
Por outro lado, o Governo conta investir mais de meio milhão de euros na promoção nos mercados externos, em especial no dos Estados Unidos da América, pois se tratar de um “mercado que valoriza muito o Vinho Madeira”.
Em 2015 as vendas globais de Vinho Madeira atingiram os 18 milhões de euros, mais um por cento do que no ano anterior, embora as quantidades vendidas tenham descido um por cento. |