Portugal ganhou 328 milhões com exportação de vinhos, mais 4,6% que no ano passado
idealista news | 15-09-2015

Portugal exportou nos primeiros seis meses do ano 328 milhões de euros em vinhos, mais 14 milhões (4,6%) que no primeiro semestre do ano passado. Ao todo, foram exportados 134 milhões de litros de vinho, o que representa um aumento homólogo de 2,1%.

“Esta trajetória de crescimento coloca o setor em vias de atingir o sexto ano consecutivo de crescimento nas exportações de vinho. Dados muito positivos e que mostram bem o resultado do trabalho das empresas do setor, da ViniPortugal e do apoio que é disponibilizado para promover os vinhos portugueses”, disse o presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), Frederico Falcão, citado pelo Dinheiro Vivo.

Segundo o IVV, a excelente performance das exportações de vinhos deve-se sobretudo ao crescimento obtido em mercados como EUA (+25%), Reino Unido (+11%), China (+58%) e Canadá (+15%). Isto em termos de valor, porque no que diz respeito à quantidade o mercado norte-americano cresceu 19%, o chinês quase duplicou e o canadiano aumentou 13,4%. Em sentido contrário esteve o mercado angolano, que caiu quase 9%, em resultado da retração económica que o país atravessa.

Para José Diogo Albuquerque, secretário de Estado da Agricultura, o objetivo “é chegar a 2020 com as exportações a valerem 900 milhões de euros”. O governante, que falava no simpósio “O papel do Vinho na Economia”, integrado nas comemorações do Port Wine Day, reconheceu que o setor já atravessou “uma fase difícil”, mas adiantou que agora está a crescer de forma sustentada, sendo q    ue as exportações ultrapassam os 700 milhões de euros, 314 milhões dos quais referentes ao vinho do Porto.
 
 
English