A Universidade de Vila Real apresenta na segunda-feira, em Tabuaço, a Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho, que conta com uma dotação de 1,5 milhões de euros por ano, canalizada pelo programa Norte 2020.
Trata-se de uma iniciativa conjunta com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e visa, segundo anunciou hoje em comunicado a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), "potenciar a utilização das infraestruturas científicas da academia e do Régia Douro Park -- Parque de Ciência e Tecnologia.
A plataforma envolve investigadores de diversos centros de investigação nacionais e internacionais relacionados com o vinho e do território, as competências multidisciplinares instaladas na UTAD e os centros de investigação do consórcio de universidade UNorte.pt.
Os objetivos são a "competitividade, a internacionalização e atividades de incorporação de conhecimento e inovação para a fileira vitivinícola, para acrescentar valor e tornar o setor mais competitivo e sustentável ao nível económico, ambiental e social".
Uma das primeiras medidas a tomar, segundo a academia, será a criação de uma Comissão Científica Internacional (International Advisory Group), composta por três investigadores internacionais líderes nesta área temática, que funcionará até estar concluído o processo de criação da Plataforma e adotado o seu primeiro plano de atividades.
O funcionamento da Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho terá uma dotação de 1,5 milhões de euros por ano, canalizada pelo NORTE 2020.
Esta plataforma resulta da assinatura, em agosto, de um memorando de entendimento entre a UTAD e a CCDR-N.
De acordo com o memorando, pretende-se criar uma forte interatividade entre as empresas, as instituições de investigação e desenvolvimento e as associações que representam o setor, fomentando a experimentação, a inovação e, ainda, concertar saberes especializados e informação do mercado.
A plataforma vai ser apresentada segunda-feira, na Quinta do Seixo, Valença do Douro, concelho de Tabuaço, numa sessão que será presidida pelo ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro. |