Municípios da Bairrada candidatos a Cidade Europeia do Vinho/2015
Jornal i | 02-10-2014

Cantanhede, Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro são os municípios envolvidos nessa candidatura

Os municípios da Bairrada vão apresentar uma candidatura conjunta ao concurso Cidade Europeia do Vinho/2015 para “projetar a influência da cultura do vinho” e fomentar o seu conhecimento “entre os cidadãos da União Europeia”.

Cantanhede, Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro são os municípios envolvidos nessa candidatura.

“Considerando a importância do estatuto conferido pelo concurso e a sua visibilidade a nível internacional, a candidatura aposta na excelência do vinho da Bairrada e no valor dos fatores que conferem um carácter distintivo à cultura que está na sua origem, bem como no papel crucial que esta desempenha na dinamização do território do ponto de vista social, cultural, turístico e económico”, refere um comunicado hoje divulgado pelo município de Cantanhede.

O objetivo, salienta, é “promover e divulgar a excelência dos vinhos da Bairrada através da organização de ações de caráter sociocultural a realizar nos cinco municípios”, destinadas a contribuir para “reforçar a sensibilidade para a cultura e tradições do vinho e mobilizar as comunidades locais, bem como consolidar os seus vínculos com a região e desta com todos os territórios vitivinícolas europeus”.

Promovido pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), o concurso Cidade Europeia de Vinho visa distinguir, anualmente, uma cidade símbolo do desenvolvimento vitivinícola a nível europeu, tendo um carácter rotativo entre os diversos países que fazem parte da rede.

Segundo a ordem estabelecida, a edição de 2015 do evento foi entregue a Portugal, sendo que nos anos anteriores a organização coube a Palmela, em Portugal, Marsala, na Itália, e Jerez de la Frontera, em Espanha.

O resultado da avaliação das candidaturas será publicado entre outubro e novembro e a cidade escolhida acolherá a cerimónia de entrega do título em fevereiro de 2015.

Para além da Bairrada, já se apresentaram como candidatos os municípios de Reguengos de Monsaraz (numa ‘aliança’ com Évora e Elvas) e de Monção e Melgaço, que se juntaram para se afirmarem como sub-região do alvarinho.

Adiantando que a candidatura da Bairrada tem o apoio de parceiros como a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Associação Rota da Bairrada e empresas dos setores vitivinícola e do turismo, entre outras, Cantanhede considera o projeto “tanto mais oportuno quanto se sabe que o enoturismo tem vindo a adquirir crescente relevância como fator de atratividade turística” da região.

Uma região que, salienta, dispõe de uma “oferta diversificada em roteiros onde pontificam a zonas naturais particularmente convidativas, unidades termais e hoteleiras de referência, praias de qualidade balnear reconhecida, património cultural e tradições etnográficas com forte identidade e uma gastronomia apreciada a nível internacional, com destaque para a proverbial excelência do leitão da Bairrada e outros célebres sabores regionais servidos em restaurantes”.

 
 
English