|
|
|
Vinho verde faz festival na Alfândega do Porto |
|
Económico | 01-09-2014 |
Objectivo do primeiro vinho verde wine fest é aproximar produtores e consumidores. Festival teve um custo de 200 mil euros e vai decorrer entre 4 a 7 de Setembro.
A primeira edição do vinho verde ‘wine fest' aposta na promoção e captação da atenção dos turistas que todos os dias invadem a cidade do Porto para reforçar a exportação dos vinhos verdes. A iniciativa que tem a chancela da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e que vai decorrer na Alfândega do Porto entre os dias 4 e 7 de Setembro tem provas de vinhos, gastronomia, enoturismo, provas comerciais, ‘showcookings'.
Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, em declarações ao Diário Económico adianta que "esta iniciativa foi pensada de modo a criar proximidade entre os produtores da região e o consumidor". Manuel Pinheiro assegura que "entre esses consumidores, pretendemos chegar aos turistas, dando-lhes a conhecer os melhores vinhos verdes de modo a despertar-lhes o gosto para que nos seus países se tornem consumidores".
O vinho verde exportou, em 2013, mais de 38 milhões de euros, um valor que deverá ser largamente superado este ano. "O ano está a correr bastante bem, pelo que poderemos estar perante um ano recorde no que se refere às exportações", refere o presidente da CVRVV. "Nos primeiros cinco meses do ano registamos um crescimento de 10%, o que é francamente positivo", refere o gestor.
O festival insere-se no projecto Enoturismo Minho In II, e é co-financiado pelo Programa ON.2, uma iniciativa que orienta esforços na promoção, divulgação e dinamização da rota dos vinhos verdes. Segundo Manuel Pinheiro, "investimos aqui 200 mil euros em conjunto com os produtores".
O primeiro festival de vinho verde da região demarcada apresenta 150 vinhos em prova representados por mais de 30 produtores que juntam brancos, rosés, tintos, espumantes e aguardentes num conjunto de provas que testa a versatilidade dos vinhos produzidos numa das maiores e mais antigas regiões demarcadas, que assinala o 106º aniversário a 18 de Setembro. O evento vai ainda mostrar as melhores harmonizações entre gastronomia e vinhos verdes, quer seja com queijos, enchidos ou sushi. Do programa faz parte uma "prova dos 5 sentidos", "espumantes à prova", "alvarinhos jovens e alvarinhos velhos", para além de wine master classes e propostas de enoturismo que convidam a conhecer melhor os vinhos verdes e a região em que são produzidos. |
|
|