O tinto Nature 2010, do Paço de Santar; o branco Casa de Santar Reserva 2013, da Sociedade Agrícola de Santar; e o varietal Tazem Touriga Nacional 2011, da Adega Cooperativa de V. N. Tazem, são os três vinhos distinguidos com o Prémio Prestígio na V edição do Concurso "Os Melhores Vinhos do Dão Engarrafados", promovido pela Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão.
O concurso, que atribuiu um total de 33 distinções, destacou ainda com medalhas de ouro cinco tintos e três brancos. Os outros prémios, medalhas de prata, foram distribuídos por 13 tintos, seis brancos, dois rosés e um espumante (nestas duas últimas categorias não houve troféus ouro).
A Sociedade Agrícola de Santar, SA esteve em particular destaque, com cinco vinhos no quadro de honra (um prémio Prestígio, três medalhas de ouro e uma de prata). Outros produtores com desempenho claramente acima da média foram a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, CRL (um prémio Prestígio, duas medalhas de ouro) e a Dão Sul – Sociedade Vinícola, SA (uma medalha de ouro e duas de prata), ambas com três distinções. A empresa Paços de Santar – Vinhos do Dão, SA arrebatou um prémio Prestígio e uma medalha de ouro. Os resultados completos do concurso podem ser consultados no Facebook da CVR Dão. |