Bento Amaral, director dos Serviços Técnicos e de Certificação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP), vai ser condecorado pelo Governo da República Francesa como "Chevalier dans l'Ordre du Mérite Agricole".
Esta distinção, atribuída pelo ministro da Agricultura, Agro-Alimentação e Florestas francês, Stéphane Le Foll, foi criada em 1883 e é uma das mais antigas e prestigiadas condecorações concedidas pelo governo do país.
O título reconhece professores, investigadores e responsáveis políticos que têm prestado serviços de relevo no campo da prática da agricultura, nas indústrias ligadas à área agroalimentar, e nos serviços públicos. No que respeita a personalidades estrangeiras, distingue as que se têm empenhado no desenvolvimento das relações de cooperação com a França. Bento Amaral é distinguido enquanto pessoa, cidadão, enólogo e professor, pela participação activa no reforço das relações económicas e culturais nas áreas da vinha e do vinho, nomeadamente entre o Porto e a Região Demarcada do Douro e Bordéus. O especialista colabora com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e é frequentemente convidado para júri nos mais prestigiados concursos mundiais de vinhos. A cerimónia acontece no dia 12 de Junho, quinta-feira, às 17h45, no IVDP, no Porto.
A Cônsul-geral de França no Porto, Aude de Amorim, fará a imposição das insígnias a Bento Amaral como Cavaleiro da Ordem do Mérito Agrícola.
Para o presidente do IVDP, "a atribuição deste título a Bento Amaral é um orgulho para o Instituto, para a Região Demarcada do Douro e para todo o sector. É, acima de tudo, o reconhecimento oficial pelo governo francês do competente trabalho que tem vindo a desenvolver à escala mundial, em particular no mercado francês, em prol dos vinhos do Douro e do Porto", conclui Manuel de Novaes Cabral. |