É já amanhã que começa mais uma edição do Festival do Vinho do Douro Superior, evento que decorre em Vila Nova de Foz Côa até Domingo, dia 01 de Junho.
A inauguração vai contar com a presença de Miguel Poiares Maduro (Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional), Fernando Campos Real (Director da Fundação Coa Parque) e Gustavo de Sousa Duarte (Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa).
Com a organização da Fundação Côa Parque, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa e a produção da Revista de Vinhos, este é um evento que veio para ficar, afirmando a cidade de Vila Nova de Foz Côa como a “capital do Douro Superior” e a sub-região como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter próprios, capitalizando para o aumento da notoriedade do território, seus vinhos e demais sabores e produtos autóctones.
O ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras de Vila Nova de Foz Côa vai ser palco da Feira de Vinhos e Sabores (prova de vinhos gratuita e possibilidade de aquisição dos mesmos a preços especiais); de quatro Provas Comentadas por Especialistas, três de vinhos e uma de azeites; de um Colóquio para profissionais sob o tema “O Douro Sustentável: Vinho e Turismo / Património”; e do Concurso de Vinhos do Douro Superior. A novidade deste ano é um Jantar Vínico da autoria de um conceituado chefe nacional, a acontecer no restaurante Coa Museu. À excepção da Feira, cuja entrada é livre, e do Concurso, destinado a especialistas que são convidados a integrar um painel de jurados, o acesso às outras actividades implica inscrição prévia, uma vez que os lugares são limitados.
A cidade de Vila Nova de Foz Côa vai ser “invadida” por muita diversão, com várias demonstrações artísticas ao longo dos três dias: números de magia, malabarismo, intervenções de teatro de rua, percussão tradicional portuguesa. Destaque ainda para um emocionante concerto da fadista Mariza (www.mariza.com), com lugar marcado para Sábado, às 22h00, no palco do ExpoCôa.
Mais de 70 espaços, 220 referências e 3.000 garrafas de vinho em prova
Setenta e três espaços para degustação de vinhos e sabores provenientes de oito concelhos da região (Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa), mais de 220 referências e de 3.000 garrafas de vinhos vão estar em prova ao longo das dezoito horas da Feira de Vinhos e Sabores: sexta-feira, das 17h00 às 22h00; Sábado, das 15h00 às 22h00; e Domingo, das 14h00 às 20h00).
São esperados mais de cinco mil visitantes, de onde se destacam os já cerca de quarente e cinco jornalistas, bloggers e representantes do comércio confirmados e acreditados. No que toca ao Concurso de Vinhos do Douro Superior são cerca de 130 os vinhos inscritos e que vão ser postos à prova por um júri composto por 27 profissionais do sector. |