Grande desempenho dos vinhos portugueses na segunda tranche da 31ª edição do International Wine Challenge (IWC), que decorreu em Londres no início de Abril deste ano.
Com 55 medalhas de ouro, o contingente português só foi batido pela França (113) e pela Austrália (75), países com outro peso no mercado mundial, superando Espanha (50), Nova Zelândia (34), Itália (28), Argentina (16), África do Sul (14) e Chile (11).
No total, os vinhos portugueses arrecadaram 603 medalhas, juntando aos 55 galardões máximos outros 204 de Prata e 344 de Bronze. No balanço dedicado à participação de Portugal, a organização salienta o vasto leque de produtos e regiões que mereceram a atenção do júri. Carles Metcalf, vice-presidente do IWC: “Portugal teve uma performance muito boa na competição deste ano, particularmente impressionante para um país da sua dimensão. Sempre foi um líder mundial na criação de vinhos generosos, e estamos sempre à espera de excelência nos Madeira e Porto, mas o calibre dos tintos tranquilos de 2011 foi igualmente fenomenal este ano."
Os vinhos da Madeira arrebataram os jurados, conquistando dez medalhas de ouro (cinco das quais para a Barbeito e quatro para a Justino’s Madeira Wines), enquanto os vintage de 2011 asseguraram oito galardões máximos para os Porto. Dos 17 tintos portugueses medalhadas com ouro, 13 são igualmente da colheita de 2011 – e o destaque vai para Jorge Moreira, que “dourou” os seus Pó de Poeira 2011 e Poeira 2011. No quadro de honra há representantes de sete regiões: os DOC Alentejo, Dão, Douro, Madeira, Porto e Vinho Verde, mais o Alentejano Vinho Regional.
A lista completa de premiados pode ser consultada em www.internationalwinechallenge.com e nela constam ainda os vinhos distinguidos com menção honrosa (“commended”). O que alarga o contingente português para 910 vinhos premiados. A primeira tranche, já agora, ocorreu em Novembro do ano passado. |