Canadá recebe provas anuais de vinhos portugueses
ViniPortugal | 06-05-2014

A ViniPortugal reforça a promoção dos vinhos portugueses no Canadá com a organização de duas provas anuais.

A primeira será organizada hoje, na SAT – Société des Arts technologiques, em Montreal, e a segunda no dia 8 de Maio, na Vancouver Art Gallery, ambas com o objectivo de identificar novas oportunidades de negócio para os produtores nacionais bem como dar oportunidade aos produtores de apresentarem as suas novas colheitas aos clientes actuais. Estarão presentes 41 produtores em Montreal e 38 em Vancouver.

Através destas provas anuais, os vinhos portugueses apresentam-se ao mercado canadiano promovendo-se junto de públicos importantes como importadores, escanções, compradores, jornalistas, críticos de vinho, operadores do sector especializado off-trade e on-trade.

Embora organizadas com a finalidade comum de criar momentos únicos de promoção dos vinhos portugueses, as duas provas anuais terão formatos diferentes. Na prova de Montreal, mercado mais maduro e onde a presença dos Vinhos de Portugal é maior, a prova será alargada a cerca de 300 consumidores com conhecimento e interesse pelo vinho internacional.
 
Caberá a Véronique Rivest, eleita melhor Sommelier do Canada em 2006 e em 2012, conduzir três seminários centrados nos vinhos portugueses, um destinado a profissionais e os outros dois a consumidores.

A prova de Vancouver tem como objectivo alargar o âmbito de projecção dos vinhos portugueses focando-se no público profissional, recebendo também produtores sem distribuição na província que pretendam agilizar contactos e potenciar oportunidades de negócios. A Prova Anual é uma forma de acentuar a promoção dos vinhos portugueses na British Columbia, um mercado parcialmente privado, no qual coexiste retalho privado com lojas do monopólio LDB. É também objectivo desta prova reunir agentes e compradores de Alberta.

A sommelier Treve Ring conduzirá um seminário sobre os vinhos portugueses nesta prova em Vancouver, evidenciando a diversidade das castas autóctones e a autenticidade e complexidades dos vinhos portugueses.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, realça que “O Canadá afirmou-se como o melhor mercado em termos de preço médio nos dez mercados estratégicos (3,31 €/litro). Continua a ser crucial reforçar o conhecimento e o prestígio dos vinhos portugueses neste mercado, cativando o interesse dos principais públicos-alvo. Torna-se importante solidificar o crescimento e o posicionamento dos Vinhos de Portugal neste que é o oitavo principal mercado em valor para as exportações".
 
 
English