A Sogevinus, holding detida pela galega Caixanova, anunciou a aquisição das casas Barros, Almeida e Cª, e da C.N. Kopke e Cª, operações que lhe permitem duplicar a facturação, alcançar uma quota de 11% e ascender ao 4º posto no ranking do mercado.
Em comunicado à imprensa, a holding que já detém os activos das caves JW Burmester não indica o valor do negócio mas revela que os stocks de vinho do Porto sobem para um valor estimado de 23 milhões de euros (M€) e os de D.O.C. Douro ficam avaliados em 2 M€ depois dos negócios agora concluídos.
Os activos da Barros e da Kopke incluem as quintas situadas no Douro (São Luiz e Dona Matilde). A quinta de São Luiz fica perto do Pinhão (margem esquerda do Douro), uma zona em que o granizo das últimas horas terá causado danos graves na vinha, segundo reportaram as televisões esta quinta-feira.
No total, o grupo Sogevinus passa a contar com 418 hectares no Douro, dos quais 218 são de área cultivada. A produção anual da holding detida pela Caixanova passa a ser de 11 milhões de garrafas.
|