| 
		 O II Concurso Internacional Alvarinhos ao Mundo, que decorreu a 14 de Novembro na cidade alemã de Dusseldorf, premiou cinco vinhos Alvarinho de Melgaço ? um deles com a grande medalha de ouro e ainda duas aguardentes.
 
A distinção atribuída aos vinhos produzidos em Melgaço é motivo de grande satisfação para o concelho e para o Município, que há mais de vinte anos aposta na produção e promoção do vinho Alvarinho, como factor de desenvolvimento económico. 
 
O Concurso, que pretende dar a conhecer ao mundo a produção da casta, nomeadamente da produzida nas regiões ibéricas DO Rias Baixas, Região de Vinhos Verdes e Sub-região de Monção e Melgaço, é organizado pela Unión Española de Catadores e contou, entre outros, com o apoio institucional da Rota do Vinho Verde Alvarinho. 
 
Recorde-se que o concelho melgacense é, também, responsável pela realização do Alvarinho International Wine Challenge, um concurso bienal, detentor de objetivos complementares. Com este evento, a entidade gestora da Rota visa aproximar os especialistas e críticos de vinhos da Sub-Região de Monção e Melgaço, proporcionando o contacto direto com o território, com os produtores e com os agentes económicos locais. 
 
PRÉMIOS 
 
Grandes Alvarinhos de Ouro 
 
Quinta do Regueiro 2012 
 
 
Alvarinho de Ouro 
 
Dona Paterna 2012 
 
Quintas de Melgaço 2012 
 
 
Alvarinho de Prata 
 
Alvaianas 2012 
 
Dom Ponciano 2012 
 
 
Aguardentes 
 
Bagaceira velhíssima Dona Paterna (Ouro) 
 
Vínica de Alvarinho XO – Dona Paterna (Prata)  	 |