Vários hectares de vinha e caminhos agrícolas destruídos foi o resultado de uma chuva de granizo que caiu ontem à noite em algumas freguesias do Douro, como no Pinhão (Alijó) e Ervedosa do Douro (São João da Pesqueira).
O presidente da Casa do Douro, Manuel António Santos, disse hoje que se registaram "prejuízos de grande monta" nas vinhas de algumas freguesias durienses, cuja produção é maioritariamente destinada ao vinho do Porto, resultantes da queda de granizo.
Adérito Figueira, vice-presidente da Câmara de Alijó, referiu que a queda de granizo "com bastante intensidade" cerca das 22h00 de ontem, provocou prejuízos "avultados" em grande parte das vinhas da freguesia do Pinhão.
O responsável salientou ainda a queda de socalcos, os caminhos agrícolas obstruídos e acrescentou que, durante a madrugada e manhã de hoje, máquinas da autarquia estiveram a limpar estradas e caminhos do Pinhão onde se registaram deslizamentos de terras.
Segundo Adérito Figueira, uma família também ficou desalojada no Pinhão, porque a sua residência ficou inundada com mais de "um metro e meio de água".
Fonte dos bombeiros desta localidade disse que se registaram, entre as 22h45 e as 04h00, várias inundações em casas localizadas na principal rua, a António Manuel Saraiva, incluindo a estação do caminho-de-ferro. |