Os vinhos de 24 produtores do Alentejo vão estar em prova, no dia 29 deste mês, em Luanda, Angola, o principal mercado de exportação dos vinhos da região, divulgou hoje a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
Fonte da CVRA adiantou à agência Lusa que as provas de mais de 80 vinhos de produtores do Alentejo vão decorrer numa unidade hoteleira de Luanda.
A exportação de vinhos do Alentejo para Angola "tem continuado a crescer", de acordo com a CVRA, que quer "reforçar esse posicionamento".
Segundo a presidente da CVRA, Dora Simões, "em 2012, mais de um terço do vinho DOC Alentejo e Regional Alentejano exportado para países fora da União Europeia teve como destino Angola".
"Trata-se de uma percentagem na ordem dos 36 por cento, que supera 3,9 milhões de litros. Angola é, na actualidade, o principal mercado de exportação dos vinhos alentejanos", salientou.
O evento, promovido pela CVRA, conta com a presença de produtores e com a participação de Rui Falcão, considerado pelos promotores como "um dos mais conceituados críticos de vinhos portugueses".
O especialista vai orientar duas provas temáticas: "Alentejo, Região de Grandes Vinhos" e "À Descoberta dos Vinhos do Alentejo".
O evento "Vinhos do Alentejo em Luanda" enquadra-se no plano de promoção externa que a CVRA tem desenvolvido nos últimos anos, sendo Angola um dos países preferenciais de actuação.
Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo, que possui 22 mil hectares de vinha, exporta os seus vinhos para os quatro cantos do mundo, sendo Angola, Brasil, Estados Unidos e Canadá alguns dos principais mercados. |