A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai organizar hoje e dia 9 de maio, uma viagem com 23 produtores aos EUA, maior importador de Vinhos Verdes mundial, para promover, junto dos profissionais do setor, 84 marcas de um vinho único no Mundo.
Em 2012, as exportações para os EUA cresceram 14 por cento em relação ao ano anterior, atingindo os quatro milhões de litros, o que corresponde a nove milhões de euros em vendas. O mercado norte-americano representa já 27% das compras dos principais mercados de Vinho Verde e justifica o mais forte investimento em promoção feito pela CVRVV para 2013, com um orçamento de 600 mil euros.
Hoje a apresentação dos Vinhos Verdes decorrerá no Bin 36, em Chicago, e, no dia 9, na Bentley Reserve, em São Francisco. O programa, organizado em parceria com a ViniPortugal, inclui uma prova de vinhos entre as 14h00 e as 17h00, dirigida aos profissionais norte-americanos do setor. Entre as 15h30 e as 16h30, decorrerá ainda um seminário educativo sobre as caraterísticas únicas – leve, fresco e de baixo teor alcoólico – do Vinho Verde, conduzido pelo reconhecido master sommelier Keith Goldston.
Os 23 produtores que fazem parte da comitiva da CVRVV são Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Adega Cooperativa de Vale de Cambra, Adega Cooperativa de Monção, Caves Campelo, Malmequer Wines, Prosa, Provam, Quinta da Lixa, Quinta da Raza, Quinta das Arcas, Quinta de Carapeços, Quinta de Curvos, Quinta de Gomariz, Quintas de Melgaço, Savam, Sogrape, Vinhos Norte, Viniverde, DigitalBrain, Casa das Hortas, Casa do Valle, William Smith&Lima, e Casal do Paço Padreiro. |