IVDP defende o desenvolvimento da Região Demarcada do Douro no Porto21 World Forum
IVDP | 17-04-2013

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) tem vindo a encetar um trabalho de divulgação e valorização do património da Região Demarcada do Douro, nas suas várias vertentes.

A par do património vínico, a cultura, a economia e o turismo da Região têm estado no topo das preocupações do Instituto. No Porto21 World Forum, que se realiza na Fundação de Serralves, nos dias 16 e 17 de Abril, o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, integra o grupo de oradores convidados da mesa redonda "Meio rural, paisagem e património como factor de sustentabilidade para o ambiente urbano".

Manuel Cabral defende que "o desenvolvimento do território deve ser feito de forma transversal, nomeadamente na região Demarcada do Douro, onde a conjugação certa do vinho, gastronomia, cultura e do próprio turismo representam, hoje, um potencial económico de primeira-valia".

O Porto21 World Forum, que se realiza na Fundação de Serralves nos dias 16 e 17 de Abril, pretende debater a problemática das Cidades e Desenvolvimento Sustentável, assim como as possíveis soluções que se podem adoptar no futuro. Paralelamente, o evento que vai reunir representantes de várias entidades do panorama nacional e internacional, de diversas áreas de actuação, como o IVDP, a Sonae, Brisa, Siemens, a Fundação EDP, entre muitas outras, pretende criar um novo paradigma de desenvolvimento sustentável, baseado em princípios e valores sólidos para o século XXI, como a melhor oportunidade face à crise global.

Actualmente, a Região Demarcada do Douro é um marco de referência na cultura e turismo portugueses, chamando, ao interior do país, milhares de turistas. Na mesa redonda "Meio rural, paisagem e património como factor de sustentabilidade para o ambiente urbano", o presidente do IVDP, Manuel Cabral, vai defender a importância da aposta no património (seja ele cultural, turístico e económico) a par do desenvolvimento do território, como estratégia de sucesso para o desenvolvimento da região.

Nesta mesa redonda participam ainda o presidente da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim, o presidente do Conselho de Administração da Symington, Paul Symington, o secretário-geral da Federação Espanhola do Vinho, Pau Roca e o professor da Universidade Católica do Porto, Arlindo Cunha. A mesa redonda terá lugar na Fundação de Serralves, no dia 17 de Abril, pelas 16h30.
 
 
English