5ª edição de curso de vinhos, pioneiro no universo das comissões regionais arranca este mês.
A formação em Vinhos tem vindo a suscitar cada vez mais o interesse por parte do consumidor de vinhos, em particular do público feminino, que procura colmatar a falta de conhecimento sobre este produto com cursos sobre os vinhos da região Tejo, informa a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo).
Para um boa escolha do produto, o tipo de casta, a importância da colheita, a origem do vinho, bem como a prova, são os principais focos de interesse de quem mais procura a formação nos cursos levados a cabo pela Comissão.
“Apesar de sentirmos que há ainda algum desconhecimento, também percebemos que hoje as pessoas estão cada vez mais interessadas numa boa escolha, de acordo com as suas preferências, em harmonia com a gastronomia preferida, mas estes cursos são essenciais para formar os consumidores e amantes do vinho”, refere José Pinto Gaspar, presidente da Comissão.
Neste contexto, a CVR Tejo voltará a promover, nos próximos dias 23 de Fevereiro (nível II) e 23 de Março (nível I), mais duas edições do Curso de Vinhos, ministrado pelo Eng. Mário Louro nas instalações da Comissão, em Santarém.
Esta é já a quarta edição do Curso de Vinhos nível I, segunda edição do nível II, pautado pelo sucesso nos anos anteriores e pela recetividade por parte do público – mais de 70 formandos até à data.
Os Cursos de Vinhos – nível I e II dão aos formandos ferramentas para se tornarem autónomos na procura de maior conhecimento sobre os vinhos, nomeadamente ajudando-os a identificar as suas principais características, alertam para a importância da utilização dos sentidos na compreensão e avaliação do vinho e ainda ensinam como se podem harmonizar com as iguarias gastronómicas. |